Centro de Triagem e Recuperação de Animais em Risco

Compete ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), planejar e executar atividades de proteção, bem-estar animal e guarda responsável; planejar e desenvolver projetos de controle populacional de cães e gatos; realizar recolhimento de cães comunitários/errantes, enfermos/lesionados em vias públicas; promover cadastro para castrações em clínicas; desenvolver e executar feiras de adoção de animais sob tutela do munícipio; promover manejo clínico e cirúrgico de cães recolhidos mediante protocolos; e auxiliar em atividades de educação ambiental.

O Centro de Triagem e Recuperação de Animais em Risco Rosiane do Nascimento Gras é um espaço promovido pela Prefeitura Municipal de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Nele, são recolhidos animais abandonados em vias públicas que apresentem injúrias físicas, implicando em desordens de bem-estar. Além disso, atua no recolhimento de cães apreendidos em situações de maus-tratos.

A Secretaria de Meio Ambiente não opera a guarda de animais com tutores – exceto em situações de maus-tratos comprovadas pela equipe de Fiscalização.

Os animais são recolhidos mediante protocolos formalizados pela plataforma 1Doc, sendo eles abertos via telefone, diretamente pelo site, ou ainda por atendimento presencial na recepção da SMMA. A equipe responsável pelo serviço – desde o recolhimento ao manejo clínico/cirúrgico – é composta por médicos veterinários, um oficial de controle animal e agentes fiscalizadores de maus-tratos.