DPBEA - Histórico, Missão e Objetivos

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) existe oficialmente desde 2017 e atua no atendimento a animais de rua enfermos, feridos e vítimas de maus tratos. Já o Centro de Triagem, atual Centro de Atenção a Cães (CAC) foi construído em 2014 e visa o recolhimento seletivo de animais em situação de risco encontrados em vias públicas. Assim que terminam o tratamento e o processo de recuperação no CAC, os animais são castrados e encaminhados para as feiras de adoção, ou devolvidos ao local de origem do recolhimento, conforme a Lei Estadual 17.422/12.

O Projeto de Castração e Chipagem de animais tem por objetivo de reduzir a população animal de rua por meio da esterilização gratuita. O programa é destinado às famílias de baixa renda de Piraquara e o cadastro é realizado pessoalmente, na recepção da SMMA. Para tanto, é necessária a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de inscrição do Cadastro Único (originais e cópias). O projeto contempla animais de munícipes inscritos no programa, protetoras individuais, solicitações via protocolo e aqueles que se encontram sob a responsabilidade do município e estão em tratamento no Centro de Atenção a Cães. Todos os animais recolhidos ou castrados são microchipados como uma forma de auxiliar e garantir o controle ético e manejo populacional de animais.

O DPBEA frequentemente organiza e realiza ações de conscientização sobre guarda responsável de animais por meio de campanhas, eventos e feiras de adoção, de modo a orientar a população acerca do tema. É chamada a atenção, principalmente, para que as pessoas que pretendem adotar um animal avaliem a situação como um todo, incluindo a residência onde moram, se o espaço é adequado para mantê-lo, e se possuem condições financeiras e tempo disponível suficiente para cuidar de um animal de estimação.

 

SERVIÇOS:

Centro de Triagem e Recuperação de Animais em Risco

Fiscalização de Maus Tratos Animais

Prioridade no Atendimento

 

PROGRAMAS:

Programa de Adoção Responsável

Programa de Castração

Cão Comunitário

Lar Temporário Para Cães e Gatos(LT)


Lei Federal Nº 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais

Para denúncias e informações, ligue para (41) 3590-3508 ou utilize a plataforma 1Doc.