Pesquisa e Conservação Ambiental

Departamento de Pesquisa e Proteção Animal (DPCA) é o setor responsável pelo resgate de fauna silvestre em situação de risco. Desta forma, realiza a remoção de espécimes da fauna silvestre sinantrópica (tais como gambás) e não sinantrópicas (como o ouriço-cacheiro e aves) que estejam feridos, contundidos ou sinalizando risco para a população. Atenção especial deve ser conferida aos casos que envolvam filhotes de aves, considerando que, muitas vezes, os mesmos não precisam ser recolhidos, já que estão em um período de aprendizado ao voo. É importante ressaltar que a atribuição do DPCA é a de auxiliar o Governo do Estado do Paraná nesta função, considerando que é de responsabilidade do mesmo, através do Instituto Água e Terra (IAT), tratar e destinar os animais silvestres feridos ou que se encontram em risco.

Em tempo: situações que envolvam animais silvestres de interesse médico, como serpentes venenosas, morcegos e insetos com potencial de causar risco à saúde humana e animal e suas formas imaturas, é atribuição exclusiva da Vigilância em Saúde.

O contato do Departamento de Pesquisa e Conservação Ambiental é o (41) 3590-3505 para abertura de protocolos. Também é possível fazer a abertura de solicitações diretamente no nosso sistema de protocolização online, o 1Doc. Após efetuado o cadastro (ou o login, caso já seja cadastrado no sistema), basta procurar pelo assunto RESGATE DE ANIMAIS SILVESTRES em Protocolos.