Criado em 20/09/2022

Prefeitura reforça ações de conscientização na Semana de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea

No próximo dia 24 de setembro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, será realizado em Piraquara um mutirão para a conscientização do cadastro de doadores de medula óssea. A atividade é alusiva a campanha de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea municipal, instituída por meio da Lei Gustavo Rosa Calonga, Nº - 1387/2014, com o objetivo esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula.

A ação será realizada em frente à Prefeitura de Piraquara.

DOAÇÃO DE SANGUE

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação pode-se salvar a vida de até quatro pessoas. Em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.

Quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para a sobrevivência de um indivíduo. Em algumas situações, a transfusão é inevitável, sendo, portanto, essencial que haja sangue em estoque, o qual é conseguido exclusivamente através da doação.

Apesar de ser um ato de solidariedade, nem todos podem doar sangue.
REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

• Idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem possuir autorização do responsável e pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já forem doadores frequentes.
• Pesar no mínimo 50 kg.
• Estar bem alimentado, porém se a doação for feita após o almoço aguardar 2 horas.
• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
• Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.

LEI GUSTAVO ROSA CALONGA

A Lei Gustavo Rosa Calonga instituiu em Piraquara a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea, com o objetivo de esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula.

O nome da lei foi escolhido em homenagem ao jovem piraquarense, Gustavo Rosa Calonga, que faleceu aos 11 anos em abril de 2014 por falta de um doador compatível de medula óssea. As ações vão ocorrer sempre no mês de setembro, na semana em que era comemorado o aniversário do Gustavo.
Tags:piraquara, pr
Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: