Notícia de Piraquara - PR
04/08/2008 Novo sistema do ISSQN e nota fiscal eletrônica está disponível para contribuintes

Começou a funcionar em Piraquara um novo sistema de gestão do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Com a implantação deste sistema, denominado SIG-ISS, qualquer contribuinte ou tomador de serviços estabelecidos no município, deverá efetuar a escrituração eletrônica, via internet, através do site da Prefeitura de Piraquara, em substituição aos livros de apuração do ISSQN, que anteriormente eram feitos de forma manual.

A partir dos dados recolhidos, o sistema efetuará a geração da guia de recolhimento e todo o controle e cruzamento de informações, bem como comparações setoriais e sazonais, no sentido de direcionar a ação fiscal de forma efetiva. O objetivo do programa é informatizar, desburocratizar e facilitar o trabalho dos contadores, dos gráficos, dos contribuintes e da própria Prefeitura, além de diminuir os custos operacionais no processo de arrecadação e ao mesmo tempo captar recursos que seriam sonegados.

O ISSQN é um imposto municipal, ou seja, somente os municípios têm competência para instituí-lo (Art.156, III, da Constituição Federal). São contribuintes do imposto empresas ou profissionais autônomos que prestam o serviço tributável, ou o agente de retenção (tomador de serviço).

Cartilhas informativas estão sendo disponibilizadas a todos os contribuintes, com o modelo do selo fiscal de segurança e as principais dúvidas sobre o novo sistema eletrônico implantado. Os contadores do município estão recebendo treinamento, assim como todos os contribuintes que solicitarem.

O novo sistema está disponível no site da Prefeitura Municipal de Piraquara, no endereço www.piraquara.pr.gov.br . Para maiores informações, entrar em contato com a Fiscalização da Prefeitura, e agendar um horário nos telefones 3673-8545 ou 3673-8613.



Assessoria de Comunicação 3673-8558
Guilherme Carvalho (MTb 4492) com a colaboração de Vanessa Cordeiro



Notícia publicada em 04/08/2008.


voltar a página anteriorir para páginas de notícias