Notícia de Piraquara - PR
23/05/2012 Festa Trentina em Piraquara reúne mais de mil pessoas para celebrar tradição

Aconteceu neste domingo (20) a 11ª Festa Trentina de Piraquara, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, que reuniu mais de mil pessoas. A festa teve início às 11h com a celebração da Santa Missa em honra a Nossa Senhora de Assunção. Após a Missa houve a tradicional Desmontegada, que em Trento, é a comemoração da volta do gado e seus pastores, que passavam todo ov erão sobre as montanhas. Na descida havia muita festa e o gado era decorado. Em Piraquara, a Demontegada leva em desfile a Padroeira Nossa Senhora de Assunção.
Depois, os participantes do evento puderam saborear pratos típicos da Itália, como queijo, linguiça, repolho, risoto e saldas. Além da comida, também era possível provar do vinho e da Grappa, bebidas típicas italianas, tudo produzido na Vila Agroecológica de Piraquara.
A festa contou com convidados ilustres como os italianos Anna Lanfranchi, diretora da Associazione Trentini nel Mondo e Alessandro Ventimiglia, que representou o Valle del Primiero. Estavam presentes Ivanor Minatti, o presidente do Circolo Trentino de Curitiba, a Presidente da Associação Trento Transforma, Lúcia Gaio Jess, o Tentente Coronel Lee e o Capitão Machado, entre outras autoridades da Polícia Militar do Paraná. Também estiveram no evento os engenheiros da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Celso Thomaz e Sherman Bishop Cordeiro, além da assessora Cláudia Trindade, que representou o presidente do órgão, Fernando Ghignone.
O Prefeito, Gabriel Jorge Samaha, (Gabão) prestigiou o evento junto de alguns secretários e vereadores do município. Para o prefeito a comemoração é uma forma de manter a tradição e a cultura italiana, que ajudou a dar origem ao município. “A Colônia Santa Maria do Novo Tirol foi fundada por trentinos, e hoje Piraquara tem a honra de estar no pacto de Gemellagio, de cidades-irmãs, o que faz com que a nossa cultura também seja a cultura italiana, cultura que deve ser preservada” disse Gabão.

A Colônia

A Colônia Santa Maria do Novo Tirol foi fundada em 1878, quando 59 famílias oriundas da Província de Trento, na Itália, chegaram em Piraquara. Além dos costumes, sabores e tradições da sua terra natal, os trentinos trouxeram com eles a imagem de Nossa Senhora da Assunção, atual padroeira da Igreja da Colônia. A Festa Trentina, que acontece todo ano na comunidade vem celebrar o pioneirismo daquelas famílias e a união entre elas. A festa é sempre regada a muita música, boa comida, boa bebida e muita fé.

O Gemellaggio

O tratado de Gemellaggio ou Acordo de Cooperação Técnica de Fraternidade, firmado entre o Município de Piraquara e os Municípios do Valle del Primiero (Trento - Itália), foi assinado em maio de 2009, durante a comemoração dos 131 anos de imigração italiana no Paraná e a 9ª edição da Festa Trentina em Piraquara. O tratado de cidades-irmãs tem como base o princípio de cooperação mútua entre as cidades, contando essencialmente com o apoio e intervenção das associações “Trentini Nel Mondo”, de Trento, Itália e o Circolo Trentino di Curitiba. Os municípios do Valle del Primiero que fazem parte do gemellaggio são Fiera di Primiero, Canal San Bovo, Imer, Mezzano, Siror, Tonadico, Transacqua e Sagron.


Assessoria de Comunicação

Colaboração: Dayana Estevam

Foto: Frans Rodrigues

Débora Pereira – DRT/PR 5476

(41) 3673-8558 / (41) 8405-9444



Assessoria de Comunicação
Gheysa Padilha – DRT-PR 6076
(41) 3673-8558 ou 8805-6851

Notícia publicada em 23/05/2012 08:11 e atualizada em 18/03/2013 15:46.


voltar a página anteriorir para páginas de notícias